Saúde

Com menos sódio

Uso excessivo do Sódio, complicações

O uso em excesso do sódio, somados aos fatores individuais predisponentes, causa retenção hídrica no corpo que, muita das vezes, aumenta significativamente a sobrecarga cardíaca e renal.

Hipertensão Arterial (HAS)

Sabendo das ligações dos hábitos de vida e alimentares com a HAS, é recomendado a mudança do estilo de vida para hábitos mais saudáveis, como por exemplo: atividades físicas, alimentação balanceada, particularmente, no controle da ingestão do sódio.

Sódio

A Organização Mundial de Saúde determina que o consumo de sódio seja de até 2000mg por dia, o que representa 5g de sal de cozinha por dia. A média de consumo do sódio pelo brasileiro é, praticamente, o dobro do valor recomendado (3700mg por dia), e as estimativas globais apontam que no Brasil, 95% da população consome mais de 2000mg de sódio.

Reduzir o sódio na alimentação é, portanto, uma medida necessária e saudável. Todavia, a redução do sódio é possível, pela diminuição do seu consumo, sal comum, e, de outro modo, usando substituto do sal comum na comida.

Potássio

Ao contrário do sódio, o potássio auxilia baixar a pressão arterial. É recomendado que seja ingerido 3,5 g/dia de potássio na dieta, principalmente, para as pessoas com hipertensão. A grande maioria da população brasileira tem uma dieta bastante deficitária em potássio.

A adição do potássio na dieta de forma suplementada, por exemplo através do sal light e diet, ou por meio de uma dieta com alimentos ricos nesse mineral, mostra-se como um adjuvante eficiente no controle da tensão arterial.

Atividades físicas

Para regular e baixar a pressão arterial, recomenda-se a prática regular de atividade física de baixa a moderada intensidade e longa duração. É recomendado optar por um esporte de resistência, preferencialmente aeróbico, como caminhada, corrida, ciclismo, natação entre outros.

Alimentação saudável & qualidade de vida

O papel da dieta na pressão arterial, logicamente, não se limita à ingestão do sódio. Vários alimentos e práticas alimentares são capazes de influenciar a pressão arterial. Os fatores dietéticos que afetam o perfil da pressão arterial, além do sódico, são: a falta de potássio e de fibras alimentares, o consumo excessivo de bebidas açucaradas e de alimentos ultra processados.

Uma mudança do comportamento alimentar, como uma alimentação mais rica em potássio e fibras diversificadas, é uma medida potencialmente eficaz na prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Porém, esta alimentação mais equilibrada precisa ser, também, saborosa e prazerosa para preservar a função holística da alimentação, garantindo a continuidade a longo prazo das dietas saudáveis.

Os nutricionistas, nutrólogos e até mesmo os chefes de cozinha podem ajudar na indicação de menus com receitas saudáveis e saborosas, as quais irão auxiliar no equilíbrio nutricional e, consequentemente, numa boa saúde.

Controle seus fatores de riscos

A hipertensão é muitas vezes uma doença adquirida, favorecida por diversos fatores de risco que devem ser controlados, por exemplo, a eliminação do tabaco e diminuição do estresse.

Diminuição dos custos e de medicamentos para controlar a HAS – Grande papel da redução do sódio

Quando detectada precocemente, tratada e acompanhada adequadamente por profissionais da saúde, a hipertensão arterial bem controlada será objetivo de grande importância, pois diminuirá a necessidade contínua dos incrementos de novas drogas para controlá-la, resultará em menor riscos de complicações, melhor qualidade de vida e menos custos em terapias medicamentosas. Com tudo isso, vale destacar a importância da redução do sódio.

Algumda Dúvida ou Sugestão?

Gostou da Empresa?