Blog

Mais um estudo científico recente recomenda o uso de sal light para substituir o sal comum.

artigo vivasal

Um estudo publicado na última segunda-feira (29/1) na revista Hypertension da American Heart Association (AHA) recomenda o amplo uso de sal light (reduzido em sódio e enriquecido em potássio) para o controle da hipertensão.

A ingestão excessiva de sódio na dieta e a ingestão insuficiente de potássio são fatores de risco amplamente reconhecidos para o desenvolvimento da hipertensão. Apesar de algumas iniciativas bem-sucedidas, os esforços para controlar a hipertensão por meio da melhoria na ingestão alimentar têm enfrentado desafios significativos, principalmente devido à dificuldade de implementar as mudanças necessárias.

Recentes dados consistentes de ensaios clínicos randomizados indicam que os substitutos do sal enriquecidos com potássio e com redução de sódio apresentam-se como uma opção eficaz para aprimorar os níveis de consumo, resultando na redução da pressão arterial, assim como nas taxas de eventos cardiovasculares e mortes. Este sal alternativo não apenas diminui a ingestão de sódio, mas também aumenta a oferta de potássio, um nutriente mineral proveniente de frutas e vegetais, reconhecido por suas propriedades benéficas para a saúde cardíaca.

No entanto, esses substitutos de sal com baixo teor de sódio são atualmente recomendados de forma inconsistente e não são amplamente utilizados. Os pesquisadores autores do estudo publicado na edição de 29/01/2024 da revista Hypertension recomendam o uso de sal com redução de sódio e enriquecido com potássio para todos os pacientes com hipertensão (exceto aqueles com doença renal avançada e/ou sensibilidade específica ao potássio).

Os autores enfatizam fortemente a importância de profissionais de saúde e organismos de orientação clínica orientarem e recomendarem o uso de substitutos do sal enriquecidos com potássio sempre que possível.

Ver também a matéria publicada pela revista METROPOLES: https://www.metropoles.com/saude/sal-alternativo-reduz-pressao-arterial