Qual a diferença entre Sal e Sódio?
Você sabe a diferença? É de suma importância para a sua saúde!
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o sódio e o sal não são sinônimos.
O sódio é um componente do sal de cozinha e é essencial para o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumido de forma moderada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), a sua deficiência pode provocar fraqueza, apatia, cefaleia, hipotensão, taquicardia e alucinações.
Por outro lado, o consumo abusivo de sódio pode ser prejudicial à saúde, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares, a exemplo do AVC (Acidente Vascular Cerebral), e elevação da pressão arterial.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a SBH recomendam o consumo de 5g de sal (aproximadamente 2g de sódio) como a quantidade máxima recomendada de ingestão diária. Porém, na maioria dos países, inclusive no Brasil, o consumo varia entre 9 e 12g por dia.
Já encontramos nos mercados linhas diferenciadas de produtos com estas características para atender a demanda de redução de sódio. Checar a melhor opção na gôndola do supermercado e ter atenção às informações nutricionais podem contribuir para um consumo mais consciente.
Fonte: Nutrionix