Blog

Segundo estudo, comer menos sal seria tão eficaz na redução da pressão arterial quanto o tratamento

1700652217950

Segundo estudo, comer menos sal seria tão eficaz quanto tratamento para baixar a pressão arterial

A dieta com baixo teor de sal mostra mais uma vez os seus benefícios para a saúde do coração e, em particular, para a pressão arterial. Isso reduziria a tensão na maioria das pessoas.

Comida, nosso primeiro remédio! Reduzir a ingestão de sal reduziria a pressão arterial na maioria das pessoas. Isto é demonstrado por um estudo do Vanderbilt University Medical Center (VUMC), da Northwestern Medicine e da University of Alabama em Birmingham, publicado em 11 de novembro no Journal of the American Medical Association (fonte 1).

Como parte do estudo, 213 americanos, com idades entre 50 e 70 anos, tiveram que mudar a dieta e, mais especificamente, a ingestão de sódio. Eles foram divididos em dois grupos: aqueles com dieta rica em sal (2.200 mg por dia além da dieta habitual) ou aqueles com dieta pobre em sal, limitada a 500 mg no total por dia. A título de orientação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda não consumir mais do que 5 g de sal por dia. Ambos os grupos seguiram suas respectivas dietas por uma semana, antes de mudarem. Durante esse período, os participantes usaram monitores de pressão arterial e coletaram a urina para analisar os efeitos na saúde.

Os resultados são impressionantes, especialmente porque foram medidos em apenas uma semana de mudança na dieta. “A dieta pobre em sódio reduziu a pressão arterial sistólica em quase 75% dos indivíduos em comparação com a dieta rica em sódio”, indicam os pesquisadores no estudo. A redução é significativa: “a diferença média na pressão arterial sistólica entre indivíduos com dieta rica em sódio e aqueles com dieta pobre em sódio foi de 8 mm Hg”. Se a diferença for significativa entre as duas dietas, mesmo uma pequena quantidade de menos sal permitiu uma redução significativa da pressão arterial. “Os participantes reduziram a ingestão de sal em cerca de uma colher de chá por dia em comparação com a sua dieta habitual. O resultado foi uma queda na pressão arterial sistólica de aproximadamente 6 milímetros de mercúrio (mm Hg), que é comparável ao efeito produzido por um medicamento de primeira linha comumente usado para tratar pressão alta”, explicou Deepak Gupta, coautor principal. do estudo em comunicado à imprensa (fonte 2).

Isso pode ser difícil, mas reduzir qualquer quantidade de sódio é benéfico. Dra. Norrina Allen, co-autora principal.

Um efeito notável mesmo em pessoas tratadas de hipertensão

Se a dieta com baixo teor de sal é tão eficaz quanto um medicamento prescrito para hipertensão, será eficaz na redução da pressão arterial de pessoas em tratamento para hipertensão? “Antes não sabíamos se as pessoas que já tomavam medicamentos para a pressão arterial poderiam reduzir ainda mais a pressão arterial reduzindo a ingestão de sódio”, diz o Dr. Allen.

Os pesquisadores descobriram que a dieta pobre em sódio mostrou eficácia equivalente na maioria dos participantes, independentemente da pressão arterial. “Descobrimos que 70 a 75 por cento das pessoas, quer tomem ou não medicamentos para a pressão arterial, têm probabilidade de ver a sua pressão arterial baixar se reduzirem a ingestão de sódio”, disse a Dra. Seu colega, Dr. Gupta, concorda: “O efeito da redução do sódio na dieta na redução da pressão arterial foi consistente em quase todos os indivíduos, incluindo aqueles com pressão arterial normal, pressão alta, pressão arterial tratada e pressão arterial não tratada”.

Se uma dieta com baixo teor de sal é amplamente recomendada em casos de doenças cardiovasculares, segundo a Cardiovascular Research Foundation, “consumir menos sal é benéfico para todos na prevenção, principalmente da hipertensão. Consumimos 8,5 g por dia, precisamos de no máximo 6 g. Por outro lado, os estudos mostram claramente que as dietas com baixo teor de sal são sempre acompanhadas de uma redução da pressão arterial” (fonte 3). A hipertensão arterial é uma das principais causas de morte na França e em todo o mundo e afeta aproximadamente 1 em cada 3 adultos em todo o mundo (fonte 4).

Os sais light reduzidos em sódio e enriquecidos em potássio possibilitam a significativa redução da ingestão de sódio na alimentação, auxiliando no controle da pressão arterial. Os sais Vivasal também asseguram a preservação do sabor em dietas hipossódicas, tornando a redução do sódio uma experiência saborosa no dia a dia.

Fontes

Fonte 1: “Efeito do sódio dietético na pressão arterial”, Rede JAMA, 11 de novembro de 2023.

https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2811931

Fonte 2: “A maioria das pessoas consegue baixar a pressão arterial reduzindo a ingestão de sal, mesmo aquelas que tomam

https://medicalxpress.com/news/2023-11-blood-pressure-salt-bp-drugs.html

Fonte 3: “No coração da dieta sem sal”, Cardiovascular Research Foundation.

http://www.fondation-recherche-cardio-vasculaire.org/votre-sante-cardio-vasculaire/nutrition/au-coeur-du-regime-sans-sel/

Fonte 4: “A OMS publica o seu primeiro relatório detalhado sobre as consequências desastrosas da hipertensão e os meios para a superar”, Organização Mundial de Saúde, 19 de setembro

https://www.who.int/fr/news/item/19-09-2023-first-who-report-details-devastating-impact-of-hypertension-and-ways-to-stop-it#:~:text=L’hypertension%20touche%201%20adulte,nombreux%20autres%20probl%C3%A8mes%20de%20sant%C3%A9.